Coletivo De Que Lado Você Samba?


domingo, 7 de novembro de 2010

Nossas propostas pra fazer o DASS mudar!

Conjuntura

- Lutar por uma sociedade mais justa e igualitária;
- Fazer uma discussão sobre os impactos da crise econômica da Europa no Brasil.
- Solidariedade a todas as lutas dos trabalhadores dentro e fora do Brasil, contra a criminalização dos movimentos sociais!
- Solidariedade ao povo haitiano. Contra a ocupação das tropas brasileiras no Haiti!
- Defesa do patrimônio nacional, contra as privatizações. O petróleo tem que ser 100% estatal!
- Unificar as lutas entre estudantes e trabalhadores, fortalecendo a aliança operário-estudantil.

Educação

- Por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. 10% do PIB para a educação!
- Expansão com qualidade, pela revogação do Reuni do governo federal, construindo o projeto de lei da expansão proposto pela ANEL e o ANDES-SN!
- Fazer uma pesquisa de como anda o curso de Serviço Social (professor@s, estrutura, etc.) com o Reuni.
- Fazer uma avaliação dos/das professores pelos estudantes de Serviço Social e discutir com o pleno as possíveis reivindicações do curso.
- Dar continuidade a pesquisa sócio-econômica d@s estudantes para servir de base para ampliação da Assistência Estudantil em Serviço Social.

Universidade

- Queremos nos formar, o jubilamento não é a solução, revogação já!
- Reabertura imediata do Restaurante Universitário a um real. Que sirva como restaurante-escola e ampliação do acesso a tod@s @s estudantes!
- Contra a precarização das bolsas da UFPE, ampliação da pesquisa, extensão, monitoria e bolsas DAE.
- Pelo fim das bolsas trabalho, incorporação d@s estudantes à iniciação científica e bolsa estudo. Concurso público para técnicos.
- Contra o golpe da Correnteza! Pela abertura do DCE combativo e de luta, com uma comissão eleitoral honesta para que o pleito seja limpo.
- Articulação entre estudantes, professores e servidores na luta pela universidade que queremos.
- Democracia na universidade! Pela paridade nos Conselhos Universitários e escolha direta para Reitor.
- Aprofundar o debate sobre o boicote ao ENADE.

Formação Profissional

- Pela defesa de uma formação profissional crítica e de qualidade.
- Contra o ensino em Serviço Social na modalidade EAD.
- Fomentar o debate sobre a importância da pesquisa para o Serviço Social, com a divulgação da produção dos grupos de pesquisa.
- Promover curso de férias.
- Realização de Seminário de eletivas para que @s estudantes escolham as eletivas que podem ser oferecidas.
-Estimular a produção de trabalhos d@s estudantes do curso e a participação nos encontros.

Movimento Estudantil

- Discutir em assembléia de estudantes o papel que a União Nacional dos Estudantes vem cumprindo e a participação em seus fóruns.
- Por um NOVO movimento estudantil, democrático, independente, combativo e de luta!
- Discutir a necessidade da organização estudantil a nível nacional.
- Participar dos fóruns da Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL).
- Participar da construção do Congresso Nacional dos Estudantes da ANEL em 2011.
- Jornal trimestral de Serviço Social.
- Reuniões Periódicas abertas para @s estudantes.
- Realização de assembléias do curso e reuniões por período e por turno.
- Eleições de representantes de turma semestrais, garantindo o fortalecimento do CORETUR (conselho de representantes de turma).
- Participação nos encontros e fóruns gerais e de área do MESS.
- Semana de Serviço Social e recepção aos calour@s.
- Reformulação do Estatuto do DASS UFPE.
-Por carteiras de estudante a preço de custo e com contribuição voluntária. Contra a contribuição compulsória das carteiras de estudantes da UNE, UEE, etc.
- Realização do pré-coness, pré-coress, pré-eness, pré-eress como espaços de grande importância para a formação político-profissional.

Opressões

- Contra toda forma de opressão, pela criminalização do racismo, homofobia e machismo.
- Contribuir com atividades extracurriculares com essa temática na nossa formação profissional.
- Discutir cotas, descriminalização e legalização da maconha e aborto.
- realização de uma mesa sobre transfobia.
- Pela politização das paradas da diversidade e contra a banalização desses espaços.
- Discutir a importância da inclusão de uma cadeira que aborde o debate sobre opressões ( gênero, questão étnico-racial, etc.)

Cultura

- Contra o veto das calouradas na UFPE. Pelo livre acesso aos eventos culturais na universidade, espaço público deve ser gratuito!
- Defesa de uma cultura e arte independente e não mercantilizada. Que a Universidade seja uma espaço plural de criação e incentivo a arte!
- Apoio e divulgação dos movimentos artísticos e populares.
- Exposição da cultura alternativa com a participação e produção d@s estudantes do curso.
- Contra a restrição da meia-entrada!

Um comentário:

  1. Embora eu tenha criticas a outros pontos colocados no artigo de vocês vou me deter apenas na questão da paridade.

    Não podemos falar de democracia nas instancias deliberativas da universidade quando defendemos pesos iguais para segmentos completamente desiguais da forma da sua proporção. Na comunidade universitária os estudantes são a maioria esmagadora. No entanto, a proposta de regime paritário tem o objetivo de igualar o peso do voto dos estudantes com o dos professores e funcionários.

    A paridade é antidemocratica porque implica colocar pesos iguais para categorias que não são iguais em sua proporção. No regime paritário o peso do voto do estudante corresponde apenas a 1/3, que em qualquer eleição é impossível de definir o processo. Que democracia é esta que a maioria esmagadora da comunidade não pode definir uma eleição? Que democracia é esta que coloca pesos iguais no sentido de diminuir o poder de participação dos estudantes?

    A comunidade universitária não possui interesses antagonicos, mas há um setor que defende privilégios materiais e a política governamental, por isso tem o interesse de fracionar o peso do voto das categorias para manter esses privilégios.

    A verdadeira democracia universitária está na defesa do VOTO UNIVERSAL, cada pessoa um voto. Somente com o voto universal é possível colocar para cada um o peso que realmente tem.

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